Maio Amarelo 2020

Maio Amarelo – conscientização necessária

Maio Amarelo é um movimento internacional e de extrema importância para melhorar a relação que pedestres e motoristas mantém no trânsito.

Em 2014,  através da Assembléia Geral das Nações Unidas, uma declaração pensada para melhorar o trânsito abraçou a causa comum em mais de 27 países, ou seja, como, tornar o trânsito mais humanizado e menos perigoso.

Até o ano de 2019, por exemplo, mais de 420 cidades e um número superior a 1400 empresas foram integradas o movimento.

Este ano, porém, a abertura da campanha estava prevista para acontecer em Blumenau (SC) no dia 27 de abril e posteriormente no dia 30, seria a vez de Montevidéu (Uruguai) proclamar aberta da campanha a nível mundial.

No entanto, diante da pandemia por coronavírus, e como temos que adotar novas regras para evitar a contaminação, ambos eventos foram postergados para datas que ainda serão definidas.

Mas quais são os objetivos deste movimento? Como você também pode participar?

Pois é isso que veremos a seguir. Acompanhe!

Maio Amarelo – prorrogado devido a pandemia

A taxa de mortalidade em acidentes de trânsito no mundo é grande. E o Brasil não fica de fora.

Aliás, ocupamos uma das posições dianteiras quando o assunto é violência no trânsito e mortes. Uma das provas está no levantamento de 2018 postado no texto no site Portal do Trânsito.

No relatório, estão 9 estados brasileiros, cujas mortes pelo trânsito foram superiores a demais óbitos somados provenientes de latrocínio seguido por morte e também homicídios.

Entre esses estados, estão São Paulo, Minas Gerais e Paraná, liderando o ranking, seguidos de Santa Catarina e Mato Grosso.

Mas enfim, o objetivo do Maio Amarelo é portanto, trazer para a prática e no dia a dia, mudanças de atitudes no trânsito.

Porém, são atitudes que precisam ser trabalhadas em cada cidadão. E é claro que contemple todas as idades e perfis, afinal, todos estamos envolvidos quado o assunto é mobilidade e trânsito.

Sendo assim, governos, entidades, empresas e sociedade civil em uníssono precisam abraçar a ideia de resguardar a vida de todos aqueles que transitam por vias urbanas e rodovias.

Enfim, vamos aguardar a oficialização das datas para que o movimento se inicie, porém, isso não nos limita a focar nossa atenção em MELHORAR A SEGURANÇA NO TRÂNSITO, para que vidas sejam poupadas!

Salientamos que a Leal Carretos informará novidades sobre o Maio Amarelo nas redes sociais assim que novas datas forem definidas!